sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Enxaqueca


O que é a enxaqueca?

Dor de cabeça muito violenta que pode durar entre duas horas e dois dias e é acompanhada de perturbações sda visão, naúses e vómitos. A doença pode provocar apenas um acesso ou,mais frequêntemente, acessos repetidos a interválos variados.


Tipos de enxaquecas

Existem dois tipos de enxaquecas: a comum e a clássica. Na enxaqueca comum, a dor de cabeça desenvolve-se lentamente e assume por veses um carácter latejante que se agrava com o menor movimento pou ruído.
A or manifesta-se com frequência apenas num dos lados da cabeça e é geralmente acompanhada de naúses e por vezes vómitos. Muitos doentes melhoram depois de vomitarem.
A enxaqueca clásica é rara. A dor começa por uma fase de cegueiraque aumenta lentamente e pelo aparecimento de uma auréola ou pontos brilhantes. A cegueira pode abranger até metade do campo de visão de cada olho. A cegueira desaparece após 20minutos e é frequentemente seguida por uma forte dor de cabeça unilateral acompanhada por naúseas, vómitos e sesibilidade á luz. Podem ocorrer outros sintomas neurológicas temporários,como a paresia de uma das metades do corpo.


Diagnostico

O médico faz o diagnostico apartir da história do doente e de um exame físico cuidado.
Contudo se existirem sintomas presistentes(como as parestesias ou diminuição de força de um menbro) ou o tipo de dor de cabeça mudar ou se tornar mais inenso, deve ser efectuado um exame neurológico completo para excluir outras doenças neurológicas mais graves, como os tumores cerebrais.


Causas

A enxaqueca é três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. Pode afectar crianças aprtir dos 3 anos, a maioria das pessoas tem o seu primmeiro acesso antes dos 20 anos. É muito mraro a enxaqueca aparecer pela primeira vez aos 50 anos.
A enxaqueca é herditária. Há toda uma série de factores que, isolados ou combinados, podem desencadearum acesso numa pessoa suspectível. Estes factores podem estar relacionados com o stress(a ansiedade, a cólera, a preocupação, a excitação, a depreção, o choque, o exercício excessivo, as mudanças de rotina e as mudanças de clima), com a alimentação(com o chocolate, o queijo, o vinho tinto, os frtos e os ctrinos) ou como estimulação dos sentidos(como as luzes brilhantes ou o olhar fixo, os barulhos inensos e os odores fortes ou penetrantes). A menstruação e a píula contraceptiva podem igualmente provocar enxaquecas.


Tratamento

Se as crises de enxaqueca ocorrerem menos de uma vez por mês, só é necessário um tratamento sintomático desses acessos. Mas se forem mais frequentes, impõe-se um tratamento preventivo. A forma mais imediáta de pervenção consiste em evitar os factores etilógicos conhecidos;e ver quais os produtos a evitar.
O melhor tratamento para as crises de enxaqueca é a aspirimna ou paracetamol. Se esta medicação não se revelar eficaz, pode tambem ser receitada ergotamina. Certos perparados de ergotamina podem ajudar a prevenir os ataques se tomados nas fases que antecedem o ínicio da dor de cabeça. A maioria das pessoas recupera mais rapidamente quando consegue dormir num quarto ás escuras.







Fonte: Encicolpédia da medicina, Editora Selecções, Autor vários

Sem comentários: